MANIFESTO INICIAL
Esta foi a principal premissa na elaboração deste programa. Fartos de 50 anos de aldrabices, falsidades e promessas nunca cumpridas, juntámos esforços para entregar ao Concelho um projeto que vai muito além da habitual caça ao voto.
Recuperar anos de atraso civilizacional é um desafio que precisa de visão e ser encarado sem amiguismos ou compadrios. Por isso escolhemos uma equipa com base em dois critérios objetivos: carácter à prova de bala e meritocracia.
O foco é claro: desenvolver economicamente o Concelho, garantindo maior rendimento per capita, mais e melhor oferta de emprego e iguais oportunidades para todos na democratização do acesso à riqueza.
A ideologia é só uma: governar com justiça, liderar com firmeza e apostar na inovação, ciência, tecnologia e turismo como os principais motores económicos da nossa terra.
Sem vaidades. Sem arrogâncias. Sem elitismo. Com humildade. Com rigor. Com presença.
O CHEGA merecerá a sua confiança. Uma oportunidade única na nossa História à qual responderemos com o nosso lema de sempre, que nos fez chegar até si: Trabalho, trabalho, trabalho.
EDUCAÇÃO COMO PRIORIDADE
- Ampliar a oferta de creches e atividades para crianças e jovens bem como um programa de formação sénior. Combater a subsídio-dependência através de programas de (re)qualificação profissional e novas oportunidades.
- Incentivar o desenvolvimento do investimento e oferta privada e estabelecer protocolos de cooperação com vista a benefício da população infantil e jovem da Freguesia.
- Apostar objetivamente em ações de literacia digital e literacia financeira para todas as idades, com especial atenção a jovens e população sénior. Utilizar a biblioteca para apoio nessa formação.
- Promover workshops para os encarregados de educação sobre as boas práticas de utilização dos meios digitais com vista a melhorar significativamente a segurança digital das crianças e jovens.
- Ampliar e aproximar a oferta das atividades da Universidade Sénior na Freguesia, garantindo que o isolamento sénior é mitigado a praticamente zero.
- Reforçar a parceria com a CBESSE disponibilizando mais meios e recursos para desenvolverem melhor a sua oferta de serviços.
SEGURANÇA E IMIGRAÇÃO ILEGAL
12. Participar ativamente no conselho municipal de segurança e proteção civil e ser uma freguesia chave na defesa do reforço da segurança.
13. Utilizar todos os recursos e meios disponíveis para garantir que o lugar de bandidos é na prisão. É inaceitável que quem pratica crimes e actos de vandalismo seja preso e no dia seguinte esteja novamente em liberdade.
MOBILIDADE
15. Implementar o programa “Santo Estêvão sem buracos” requalificando a totalidade das estradas da freguesia que se encontram com problemas de buracos e inundações em dias de alta precipitação.
16. Incentivar e convidar a iniciativa privada a implementar postos de carregamento elétrico.
17. Exigir à Rede Eléctrica Nacional uma estável oferta de energia terminando com os regulares cortes no fornecimento.
SAÚDE E ACÇÃO SOCIAL
16. Disponibilizar o Seguro de Saúde Municipal para grávidas e idosos de inquestionável necessidade.
Garantir junto da Câmara Municipal a aceleração da implementação do programa regional de desfibrilhação automática externa (DAE) pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT).
17. Negociar as condições com a Câmara Municipal e Santa Casa da Misericórdia de Benavente para podermos criar uma extensão do centro de dia na nossa Freguesia.
URBANISMO
- Encetar todos os esforços para, junto com a Câmara Municipal, garantir uma alteração ao Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios (SDFCI), por revisão da Lei nº76/2017, de 17 de Agosto (esta por alteração do Dec.Lei 124/2006, de 28 de Junho), concretamente no definido no seu Artigo 16.º – Condicionalismos à Edificação, que veio criar imensas injustiças relativamente ao povoamento e ocupação urbana na Freguesia, nomeadamente nas Mata do Duque I e II e na Herdade do Zambujeiro.
- Exigir à Câmara Municipal um constante esforço para implementar o saneamento básico em zonas urbanas, recorrendo a todos os fundos europeus e nacionais disponíveis para o efeito.
- Criar o programa “Bio+Santo Estêvão”, estimulando e apoiando a substituição de fossas estanques tradicionais por fossas biológicas modernas, não obstante o permanente esforço para levar o saneamento básico a todo o território.
- Incentivar os proprietários de imóveis degradados a “disfarçar” a má imagem dessas suas propriedades, com recurso a subterfúgios arquitectónicos ou decorativos.
- Promover a activa plantação de árvores e zonas de jardim envolvendo a comunidade escolar como parte da formação cívica e responsabilidade social.
- Colaborar para o correto desenvolvimento de Vila Nova de Santo Estêvão respeitando o plano original e sem aumentar a densidade urbana.
CULTURA e TURISMO
- Reposicionar estrategicamente Santo Estêvão como uma aldeia modelo onde tradição e sustentabilidade são duas ideias que co-existem como um exemplo de referência nacional.
- O Turismo precisa de ser visto como um motor prioritário do desenvolvimento económico e não apenas como uma opção remota de investimento.
- A Freguesia estar presente e promover todos os espaços turísticos existentes em feiras nacionais e estimular a vinda de novos operadores turísticos para a Freguesia privilegiando sempre os projetos de turismo na natureza e turismo rural.
- Apoiar todos os eventos que já existem e estimular o seu desenvolvimento e crescimento.
- Garantir e participar activamente para que as associações da freguesia concorram a fundos europeus e fundos nacionais para reforçar os seus meios e recuperar as respectivas infraestruturas.
- Avaliar os potenciais espaços disponíveis para a criação de um espaço de lazer dedicado à cultura “motard” e caravanismo em parceria com o Almansor Motoclube.
- Promover e apoiar as actividades da Sociedade Filarmónica.
- Criar o programa “Excelência e Mérito” para distinguir anualmente todos os que se destacaram na área da cultura e apoiar ativamente as suas necessidades.
DESPORTO
- Desenvolver trilhos para caminhadas, corridas e passeios ao ar livre, tanto a pé como de bicicleta.
- Reclamar à Câmara Municipal a prioridade na requalificação dos espaços desportivos existentes na Freguesia.
- Criar o programa “Excelência e Mérito” para distinguir anualmente todos os que se destacaram na área do desporto e apoiar ativamente as suas carreiras profissionais ou “Pro-Am”.
- Colaborar para o melhoramento da oferta desportiva do C.F. Estevense, nomeadamente às crianças e jovens.
TRANSPARÊNCIA MODERNIZAÇÃO E GOVERNANÇA
- A transparência é uma grande prioridade do Partido CHEGA. Garantimos que o erário público será corretamente utilizado e que, em termos de transparência, não existirão zonas obscuras ou cinzentas. Será com honestidade e clareza que a gestão atingirá os objetivos e metas definidas.
- Disponibilização de uma rubrica no orçamento para a criação do orçamento participativo da Freguesia. O funcionamento do orçamento participativo, garante aos munícipes uma participação direta na decisão de onde a Junta de Freguesia deve investir com prioridade.