MANIFESTO INICIAL
Esta foi a principal premissa na elaboração deste programa. Fartos de 50 anos de aldrabices, falsidades e promessas nunca cumpridas, juntámos esforços para entregar ao Concelho um projeto que vai muito além da habitual caça ao voto.
Recuperar anos de atraso civilizacional é um desafio que precisa de visão e ser encarado sem amiguismos ou compadrios. Por isso escolhemos uma equipa com base em dois critérios objetivos: carácter à prova de bala e meritocracia.
O foco é claro: desenvolver economicamente o Concelho, garantindo maior rendimento per capita, mais e melhor oferta de emprego e iguais oportunidades para todos na democratização do acesso à riqueza.
A ideologia é só uma: governar com justiça, liderar com firmeza e apostar na inovação, ciência, tecnologia e turismo como os principais motores económicos da nossa terra.
Sem vaidades. Sem arrogâncias. Sem elitismo. Com humildade. Com rigor. Com presença.
O CHEGA merecerá a sua confiança. Uma oportunidade única na nossa História à qual responderemos com o nosso lema de sempre, que nos fez chegar até si: Trabalho, trabalho, trabalho.
EDUCAÇÃO COMO PRIORIDADE
2. Apostar objetivamente em ações de literacia digital e financeira para todas as idades, com especial atenção a jovens e população sénior.
3. Criar um polo de atividade da Universidade Sénior na Freguesia, garantindo que o isolamento sénior é praticamente nulo.
4. Desenvolver um protocolo de colaboração com um parceiro relevante com vista à formação regular das crianças e jovens em primeiros socorros e protecção civil, para além do já existente no programa escolar.
5. Promover um plano de atividades de Verão com todos os operadores no Concelho, para garantir uma oferta coordenada que sirva todas as idades, todas as crianças e várias temáticas entre tradições e inovação tecnológica como programação, robótica e inteligência artificial.
SEGURANÇA E IMIGRAÇÃO ILEGAL
7. Para prevenir a existência de 5000 pessoas numa única casa (como já acontece em Lisboa), iremos limitar os atestados a um máximo de 2 (duas) pessoas por cada quarto disponível na habitação.
8. Participar ativamente no conselho municipal de segurança e protecção civil e ser um preponderante interveniente na defesa do reforço da segurança no concelho.
9. Utilizar todos os recursos e meios disponíveis para garantir que o lugar de marginais é na prisão. É inaceitável que quem pratica crimes e atos de vandalismo seja preso e no dia seguinte esteja novamente em liberdade.
MOBILIDADE
11. Incentivar e convidar operadores privados a implementarem postos de carregamento elétricos.
12. Transformar a Barrosa numa Freguesia inclusiva para cidadãos com mobilidade reduzida respeitando e cumprindo ao máximo as orientações do decreto-Lei nº163/2006, de 8 de Agosto.
13. Fazer todos os esforços para ampliar a ciclovia existente até ao Vale da Asseiceira e entre o campo do Barrosense e a zona da Junta de Freguesia. Caso não seja ciclovia em pavimento de alcatrão, no mínimo, um trilho de BTT.
14. Requalificar a estrada de ligação ao Vale da Asseiceira.
SAÚDE E ACÇÃO SOCIAL
16. Disponibilizar o Seguro de Saúde Municipal para grávidas e idosos de inquestionável necessidade.
Garantir junto da Câmara Municipal a aceleração da implementação do programa regional de desfibrilhação automática externa (DAE) pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT).
17. Negociar as condições com a Câmara Municipal e Santa Casa da Misericórdia de Benavente para podermos criar uma extensão do centro de dia na nossa Freguesia.
URBANISMO
19. Exigir uma limpeza urbana decente bem como planear e implementar novas ilhas ecológicas e papeleiras em toda a Freguesia.
20. Preservar com dignidade o cemitério.
21. Lavagem e desinfeção periódica dos contentores, sarjetas e sumidouros.
22. Apoiar e contribuir para a construção da cozinha de apoio à Associação de Festas da Barrosa.
23. Estudar e avaliar a possibilidade de dinamizar o antigo edifício da RARET como um potencial lar de idosos.
24. Reivindicar a colocação de bandas sonoras na EM 515 na zona urbana da Freguesia e até um radar de velocidade junto à entrada da empresa “Meia Bota II”.
CULTURA e TURISMO
26. Organizar o Festival Barrosano de Doçaria Regional, convidando outras Freguesias e Municípios a participar com o objetivo de promover o Bolo Branco e outras iguarias locais.
27. Promover o Vale da Asseiceira de acordo com a medida nº 97 do programa à Câmara Municipal do Partido CHEGA.
DESPORTO
29. Desenvolver trilhos para caminhadas, corridas e passeios ao ar livre, tanto a pé como de bicicleta.
30. Reclamar à Câmara Municipal a prioridade na requalificação dos espaços desportivos existentes na Freguesia.
31. Promover a ativa plantação de árvores e zonas de jardim envolvendo a comunidade sénior, como parte da formação cívica e responsabilidade social.
32. Estudar e procurar um parceiro para a construção da futura pista de Motocross.
TRANSPARÊNCIA MODERNIZAÇÃO E GOVERNANÇA
34. Disponibilização de uma rubrica no orçamento para a criação do orçamento participativo da Freguesia. O funcionamento do orçamento participativo, garante aos munícipes uma participação direta na decisão de onde a Junta de Freguesia deve investir com prioridade.