MANIFESTO INICIAL

Não mentir.

Esta foi a principal premissa na elaboração deste programa. Fartos de 50 anos de aldrabices, falsidades e promessas nunca cumpridas, juntámos esforços para entregar ao Concelho um projeto que vai muito além da habitual caça ao voto.

Recuperar anos de atraso civilizacional é um desafio que precisa de visão e ser encarado sem amiguismos ou compadrios. Por isso escolhemos uma equipa com base em dois critérios objetivos: carácter à prova de bala e meritocracia.

O foco é claro: desenvolver economicamente o Concelho, garantindo maior rendimento per capita, mais e melhor oferta de emprego e iguais oportunidades para todos na democratização do acesso à riqueza.

A ideologia é só uma: governar com justiça, liderar com firmeza e apostar na inovação, ciência, tecnologia e turismo como os principais motores económicos da nossa terra.

Sem vaidades. Sem arrogâncias. Sem elitismo. Com humildade. Com rigor. Com presença.

 

O CHEGA merecerá a sua confiança. Uma oportunidade única na nossa História à qual responderemos com o nosso lema de sempre, que nos fez chegar até si: Trabalho, trabalho, trabalho.

EDUCAÇÃO COMO PRIORIDADE

1. Incentivar o desenvolvimento do investimento e oferta privada e estabelecer protocolos de cooperação, com vista a benefício da população infantil e juvenil da Freguesia.

2. Apostar objetivamente em ações de literacia digital e financeira para todas as idades, com especial atenção a jovens e população sénior.

3. Promover “workshops” para os encarregados de educação sobre as boas práticas de utilização dos meios digitais, com vista a melhorar significativamente a segurança digital das crianças e jovens.

4. Ampliar e aproximar a oferta das atividades da Universidade Sénior na Freguesia, garantindo que o isolamento sénior é praticamente nulo.

5. Desenvolver um protocolo de colaboração com um parceiro relevante com vista à formação regular das crianças e jovens em primeiros socorros e protecção civil, para além do já existente no programa escolar.

6. Dinamizar a escola de trânsito infantil e estabelecer protocolos de colaboração com as escolas, com vista à formação cívica das crianças no conhecimento do código da estrada e segurança rodoviária.

7. Promover um plano de atividades de Verão com todos os operadores na Freguesia, para garantir uma oferta coordenada que sirva todas as idades, todas as crianças e várias temáticas entre tradições e inovação tecnológica como programação, robótica e inteligência artificial.

8. Estabelecer uma excelente relação com o agrupamento de escolas e associações de Pais.

SEGURANÇA E IMIGRAÇÃO ILEGAL

9. Combate ativo à imigração ilegal supervisionando todos os pedidos de atestado de residência, garantindo que, sem excepção, todos os atestados são inequivocamente para quem trabalha e não para quem pretende aproveitar-se dos sistemas públicos disponiveis.

10. Para prevenir a existência de 5000 pessoas num único apartamento (como já acontece em Lisboa), iremos limitar os atestados a um máximo de 2 (duas) pessoas por cada quarto disponível na habitação.

11. Participar ativamente no conselho municipal de segurança e protecção civil e ser um preponderante interveniente na defesa do reforço da segurança no concelho.

12. Utilizar todos os recursos e meios disponíveis para garantir que o lugar de marginais é na prisão. É inaceitável que quem pratica crimes e atos de vandalismo seja preso e no dia seguinte esteja novamente em liberdade.

MOBILIDADE

13. Colaborar com a Câmara Municipal para que, ao abrigo da descentralização de competências, a delegação de poderes da Autoridade Municipal de Transportes, volte para o município e deixe de estar totalmente delegada à CIMLT com o objetivo de melhorar efetivamente a rede de transportes.

14. Garantir que a restrição do tráfego pesado na EN118 entre o Porto Alto e o Belo Jardim passa a ser uma realidade. Pressionar de forma permanente todos os organismos públicos envolvidos, nomeadamente a IP, para que as obras comecem no mais curto espaço de tempo possível.

15. Reivindicar a abolição das portagens na Ponte da Lezíria e no nó de Samora Correia para que mais utentes utilizem esta via descongestionando o trânsito, dividindo e criando alternativas.

16. Incentivar e convidar operadores privados a implementarem postos de carregamento elétricos para além dos já existentes.

17. Transformar Samora Correia numa Freguesia inclusiva para cidadãos com mobilidade reduzida respeitando e cumprindo ao máximo as orientações do decreto-Lei nº163/2006, de 8 de Agosto.

18. Avançar com um estudo para a criação de infra estruturas de estacionamentos na zona centro da freguesia

SAÚDE E ACÇÃO SOCIAL

19. Ser parte ativa na implementação da Unidade de Saúde Móvel: uma viatura equipada para saúde primária, com vista a rastreios e análises clínicas, consultas médicas e combate ao isolamento e solidão.

20. Disponibilizar o Seguro de Saúde Municipal para grávidas e idosos de inquestionável necessidade.

21. Estimular e incentivar o investimento privado a crescer e fixar-se na Freguesia, obtendo assim um claro aumento da oferta disponível, bem como estabelecer protocolos de colaboração para as pessoas com maiores necessidades sociais e financeiras.

22. Garantir junto da Câmara Municipal a aceleração da implementação do programa regional de desfibrilhação automática externa (DAE) pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT).

23. Garantir um combate efetivo a insectos, nomeadamente às baratas na Freguesia. O nível atual de baratas é neste momento um problema de saúde pública.

URBANISMO

24. Avaliar e renegociar o contrato de limpeza urbana visto que o atualmente em vigor falhou em toda a linha bem como planear e implementar novas ilhas ecológicas e papeleiras em toda a Freguesia.

25. Mercado municipal de Samora Correia: requalificar o mercado transformando-o num espaço moderno de cultura e gastronomia com agenda regular própria.

26. Mercado do Porto Alto: encontrar um parceiro para aproveitar a infraestrutura existente e garantir que o espaço tem dinâmica regular.

27. Licenciar, com critério, esplanadas de bares e restaurantes locais, para que a vida no centro histórico volte a existir.

28. Aumentar o número de casas de banho públicas junto às zonas onde se realizem festas.

29. Melhorar a iluminação pública junto às passagens de peões, paragens de autocarro e espaços de lazer.

30. Reorganizar o mercado mensal da Freguesia criando melhores condições para consumidores e comerciantes.

31. Melhorar o parque de camionagem da Murteira, nomeadamente a construção de WC público bem como infraestruturas de apoio aos camionistas.

32. Negociar com a Câmara Municipal a localização do crematório municipal com carácter de urgência.

33. Lavagem e desinfeção periódica dos contentores, sarjetas e sumidouros;

34. Incentivar formas para a aquisição do antigo centro comercial do Arneiro dos Corvos, no sentido de criar um projeto de cultura e lazer;

CULTURA, TURISMO E MARCA CIDADE DE SAMORA - PURO RIBATEJO

35. O turismo precisa de ser visto como um motor prioritário do desenvolvimento económico e não apenas como uma opção remota de investimento. Precisamos de garantir que as nossas festas são devidamente promovidas fora da Freguesia, com vista a aumentar substancialmente o número de participantes de fora do concelho. A vinda de novos consumidores é fundamental para desenvolver toda a atividade económica e assim aumentar a nossa facturação anual global.

36. Dar maior utilidade à zona ribeirinha aproveitando a sua excelente localização para aumentar a oferta alimentar e de diversão durante as festas já existentes.

37. Promover o Carnaval de Samora Correia como um dos grandes embaixadores da Cidade a nível nacional e, em parceria com a Câmara Municipal, procurar os nichos de interesse no mercado internacional.

38. Para além do Carnaval de Samora Correia, continuar a apoiar todos os eventos festivos já existentes, nomeadamente o Samora Equestre, Semana Taurina, Feira Anual, Festival de Gastronomia da Lezíria Ribatejana, Festa Nossa Senhora da Oliveira, Festa São João Batista e Festa Nossa Senhora de Guadalupe.

39. Encetar todos os esforços para que a Praia Fluvial do Vale de Cobrão seja uma área de lazer real aberta a toda a comunidade.

40. Procurar um parceiro estratégico de dimensão internacional para organizar um festival anual de música direcionado a toda a população.

41. A celebração do Foral de Samora Correia precisa de maior visibilidade e dimensão. Este evento é um dos marcos épicos da nossa identidade, especialmente por ser D. Manuel I, O Venturoso, o atribuidor do respetivo.

42. Devemos procurar um operador estratégico para a organização da Feira Medieval de Samora Correia, para oferecer maior dignidade à celebração do Foral.

43. Criar o programa “Medalhas de Mérito da Freguesia” associado ao evento de entrega do Prémio Carlos Gaspar, para distinguir anualmente todos os que se destacaram na área da Cultura.

44. Apoiar todos os eventos que já existem e estimular o seu desenvolvimento e crescimento.

45. Garantir e participar ativamente para que as associações da freguesia, concorram a fundos europeus e fundos nacionais para reforçar os seus meios e recuperar as respectivas infraestruturas.

46. Apoiar a cultura “motard” na Freguesia garantindo o rigoroso cumprimento da lei em vigor.

47. Estudar a viabilidade de aquisição de um autocarro para servir as associações desportivas e culturais da Freguesia e promover a identidade da cidade de Samora Correia.

48. Fazer os melhores esforços para alargar o horário de funcionamento da Biblioteca Municipal e ponderar uma nova localização que lhe permita crescer.

49. Promover a reabilitação do antigo cinema (Padre Tobias) dando-lhe nova vida;

50. Implementar wi fi grátis em várias zonas de lazer da cidade, designadamente, zona ribeirinha, Praça da República, jardim Fernandes Prates, Jardim do parque Nossa senhora de Oliveira e jardim do Porto alto.

DESPORTO

51. Apoiar a realização da 1ª Meia-Maratona do Ribatejo.

52. Desenvolver trilhos para caminhadas, corridas e passeios ao ar livre, tanto a pé como de bicicleta.

53. Reclamar à Câmara Municipal a prioridade na requalificação dos espaços desportivos existentes na Freguesia.

54. Criar o programa “Medalhas de Mérito da Freguesia” associado ao evento de entrega do Prémio Carlos Gaspar para distinguir anualmente todos os que se destacaram na área do desporto e apoiar ativamente as suas carreiras profissionais ou “Pro-Am”.

55. Promover a ativa plantação de árvores e zonas de jardim envolvendo a comunidade escolar, como parte da formação cívica e responsabilidade social.

56. Colaborar para o melhoramento da oferta desportiva das associações da Freguesia, nomeadamente, às crianças e jovens.

TRANSPARÊNCIA MODERNIZAÇÃO E GOVERNANÇA

57. A transparência é uma grande prioridade do Partido CHEGA. Iremos criar um Portal da Transparência e assim garantir que o erário público será corretamente utilizado e que, em termos de transparência, não existirão zonas obscuras ou cinzentas. Será com honestidade e clareza que a gestão atingirá os objetivos e metas definidas.

58. Disponibilização de uma rubrica no orçamento para a criação do orçamento participativo da Freguesia. O funcionamento do orçamento participativo, garante aos munícipes uma participação direta na decisão de onde a Junta de Freguesia deve investir com prioridade.

59. Queremos colocar a Freguesia em posição de vencer prémios de transparência e boa governação.

60. É nosso compromisso colocar a Freguesia em posição de vencer prémios pelas políticas inovadoras de saúde, bem-estar e felicidade dos trabalhadores da Junta de Freguesia de Samora.